Cálculo de AR Condicionado Split – Tudo que Você Precisa Saber

cálculo de ar condicionado split @Lawrence Sinclair

Em um país tropical como o Brasil, em que as temperaturas se mantêm acima dos trinta graus durante boa parte do ano, a climatização dos ambientes não pode ser considerada um item de luxo, mas uma necessidade. A queda dos preços, aliada à facilidade de crédito e parcelamento, tem levado cada dia mais pessoas a decidir pela compra do seu primeiro aparelho de ar-condicionado ou pela troca do existente por um modelo mais novo. Uma excelente opção para aqueles que buscam um pouco mais de conforto em sua casa ou no ambiente de trabalho.

A variedade de preços e modelos geram muitas dúvidas e questionamentos no momento da compra. Neste tutorial vamos esclarecer sobre os tipos de aparelhos de ar condicionado, potência dos aparelhos em BTU e o cálculo para dimensionamento de ar-condicionado split.

Categorias

As duas principais categorias de ar condicionado disponíveis no mercado são os de janela, e os split. Os primeiros são compostos por uma única unidade, possuem funcionamento mais simples e são mais baratos, no entanto consomem mais energia e produzem um maior nível de ruído. Já os aparelhos do tipo split são compostos por duas unidades, a evaporadora, que fica na parte interna do ambiente; e a condensadora, localizada em uma área externa, que é responsável pela dispersão do calor e envio do ar frio ao cômodo. São um pouco mais caros, mas ocupam menos espaço interno, são mais eficientes na refrigeração, consomem menos energia e possuem design mais moderno e atrativo.

Potência

Decidida a categoria, o passo seguinte é escolher a potência correta do aparelho para proporcionar refrigeração adequada ao ambiente. Ela é definida através da quantidade de BTU’s – British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. Quanto maior o valor, maior a capacidade de refrigeração.

Cálculo

O cálculo de ar condicionado split é realizado através do coeficiente de carga térmica, definido pela norma NBR 5858 da ABNT. Os principais fatores levados em consideração para obter o melhor resultado são o tamanho do cômodo, direção e horários de incidência solar, isolamento do ambiente, quantidade de janelas, número de pessoas que utilizam o local com frequência e os aparelhos eletroeletrônicos que permanecem ligados no recinto.

De forma simples, podemos utilizar para o cálculo os seguintes valores, que somados, oferecem um valor bastante próximo da precisão da norma:

Cômodo ensolarado ou com janelas de vidro, utilizado por no máximo duas pessoas – 800 BTU’s por metro quadrado; Cômodo com pouca incidência solar ou janelas de madeira, utilizado por no máximo duas pessoas – 600 BTU’s por m²; Porta do recinto aberta com frequência – 600 BTU’s; Equipamentos eletroeletrônicos – 600 BTU’s por equipamento; e Pessoas adicionais utilizando o ambiente com frequência – 600 BTU’s por pessoa.

Exemplificando

  1. Quarto de casal de doze m², voltado ao nascente e com três equipamentos eletrônicos: (12x 600) + (3×600) = 9000 BTU’s
  2. Sala de escritório de trinta m², voltada para o poente, com cinco funcionários e sete equipamentos eletrônicos: (30×800) + (3×600) + (7×600) = 30000 BTU’s

Outra opção é consultar o site das fabricantes, que disponibilizam uma tabela de cálculo de ar condicionado split, ou aplicativos semelhantes a calculadoras, que depois de inseridos os dados, fornecem o aparelho ideal. Como exemplo, citamos a Carrier, que disponibiliza o aplicativo de cálculo de ar condicionado split springer.

Indo as compras

Ian Muttoo

Chega a hora de ir às compras, escolhido o tipo e a potência, defina como prioridade de escolha os aparelhos que possuam o selo Procel, que garante uma maior eficiência energética e, portanto, um menor consumo de energia. Outro ponto importantíssimo é que a marca do aparelho deve possuir assistência técnica autorizada em sua cidade, pois além de garantir que um técnico capacitado efetuará a instalação do produto, em caso de eventual necessidade de reparos, a rapidez e segurança de uma autorizada são imprescindíveis.

Boas compras e até as próximas dicas ;)


Posts Relacionados

Deizone © 2011-2012 Todos os direitos reservados - É proibida a cópia de qualquer conteúdo.
1352525449oculoshbmasculino.jpg
Óculos HB Masculino e Feminino de Grau e Sol: preços e modelos

tenis infantil em promoção
tenis infantil em promoção – confira modelos e preços

Fechar